XIX CAIC – Congresso Anual de Iniciação Científica

Normas para submissão dos resumos


 

 

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NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

ATENÇÃO: Serão aceitos apenas trabalhos realizados por alunos de graduação.

 

Importante: 

A qualidade do Resumo deve ser incontestável; uma vez que resultará em publicação permanente no Suplemento do CAIC 2022 na revista Archives of Health Sciences (AHS), periódico oficial da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), SP.

ATENÇÃO: Serão aceitos apenas trabalhos realizados por alunos de graduação.

 a) O sistema para o envio dos trabalhos estará disponível a partir do dia 11/07/2022.

b) Após o preenchimento dos dados na tela principal de inscrição, o congressista deverá selecionar a opção da atividade correspondente “XIX CAIC” – salvar e continuar. Após isso, escolherá o método de pagamento que desejar (boleto bancário, cartão de crédito ou cartão de débito).

c) Para enviar o seu Resumo, clique na opção TRABALHOS, ao lado direito da tela. A seguir, CLIQUE na opção de trabalho que deseja enviar: Resumo Original ou Resumo de Revisão Sistemática com ou sem Metanálise. De maneira sequencial, as páginas apresentadas demonstram a formatação requisitada pelo Evento.

Revisão Sistemática: revisão de um tema de interesse fundamentado na utilização de métodos sistemáticos definidos a priori para identificação e seleção dos estudos previamente publicados, extração de seus dados e análise dos resultados com o objetivo de responder uma pergunta específica de forma objetiva e imparcial.

Revisão Sistemática com metanálise: aplicação de um método estatístico – metanálise – a estudos primários analisados na revisão sistemática com o objetivo de se obter uma estimativa global dos resultados a partir da combinação e comparação de dois ou mais estudos.

d) Não serão aceitos resumos de projetos de pesquisa, de relatos de caso, de relatos de experiências e de revisões integrativas.

e) Serão permitidos até dez (10) autores e até cinco (05) instituições por Tema Livre*

            ATENÇÃO: 

  1. As instituições de origem dos autores devem ser preenchidas na página “Dados do trabalho”;
  2. Incluir o e-mail e CPF de cada um dos autores – todos os autores do trabalho deverão receber em seu e-mail uma cópia do protocolo de submissão do trabalho – VERIFIQUE O SPAM de seu e-mail;
  3. Ao inserir os dados dos autores, designar o Apresentador e o Orientador do trabalho.

OBS: Por se tratar de trabalho de iniciação científica, é obrigatória a indicação de um orientador.

LEMBRE-SE que a inserção destes dados é de inteira responsabilidade do autor correspondente e que não poderão ser alterados, após a data final do período de inscrição.  

ATENÇÃO: Incluir a(s) agência(s) financiadora(s) do trabalho de todos os autores (se houver).

 1) Verifique com todos os integrantes do trabalho, as informações do número dos processos das agências de fomento que financiaram a pesquisa (Por exemplo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; FUNFARME-FAMERP). Caso não exista financiamento de uma agência, selecione a opção NÃO;

Bolsistas PIBIC/FAMERP/FUNFARME deverão inserir no campo Número do Processo “000000”.

2) Após a aprovação do trabalho, a organização do evento não realizará alterações, tais como, inclusão, exclusão de autores ou ajustes na grafia dos nomes.

 

f) Todos os campos com asteriscos (*) são de preenchimento obrigatório.

g) O envio dos Temas Livres deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico.

h) A data limite para o envio de trabalhos é 31/07/2022, impreterivelmente até às 23 horas e 59 minutos. PRORROGADA até dia 07/08/2022 às 23 horas e 59 minutos.

i) O resumo deverá ser apresentado de maneira estruturada, contendo os itens: Introdução, Objetivo(s), Método(s), Resultado (s) e Conclusão (ões).

OBS: Acesse o template pelo link: TEMPLATE

j) Para estudos realizados com pacientes, dados de pacientes ou com animais de experimentação, insira no campo Comitê de Ética (CEP/ CEUA) os dados obrigatórios: data da análise (que consta no parecer) e número do parecer de aprovação ou o número de registro do trabalho na plataforma do Comitê de Ética correspondente.

Não é necessário preencher o campo “LOCAL DA ANÁLISE” e nem inserir como anexo a “CARTA DO COMITÊ”.

Caso o estudo original não necessite de aprovação dos órgãos citados, por favor, selecione a opção “NÃO SE APLICA” e justifique no campo correspondente.

k) Selecione os checkboxes obrigatórios marcados com asterisco e clique em “Salvar e continuar” para a próxima etapa da submissão.

l) O Resumo deverá conter no máximo três mil (3.000) caracteres (o espaço é contado como caractere). Não serão aceitas inclusões de Tabelas e/ou Figuras.

m) Os Resultados devem ser descritos da maneira mais clara possível e as Conclusões devem ser baseadas nos resultados apresentados. Trabalhos com Resultados e Conclusões contendo “os Resultados serão apresentados e discutidos...” não serão avaliados.  

n) Serão aceitas até cinco abreviaturas diferentes em cada Resumo, que devem ser colocadas entre parênteses, após a palavra completa aparecer pela primeira vez.

o) Resumos que apresentarem dados identificando pacientes não serão avaliados.

p) Referências Bibliográficas não devem ser incluídas no texto.

q) Os Resumos devem ser redigidos preferencialmente em língua brasileira-portuguesa.

r) À etapa final do processo de submissão, o autor poderá seguir uma das seguintes opções:

  1. DEIXAR COMO RASCUNHO: o trabalho será salvo em formato de rascunho caso o autor NÃO selecione o checkbox “Ciente” no fim da página;
  2. ENVIO DEFINITIVO: conferir as informações, selecionar o checkbox e clicar em Enviar o trabalho no final da página, submetendo-o definitivamente para julgamento pela Comissão Científica do Evento. 
  3. Os dados de autoria, assim como o resumo poderão ser editados pelo autor correspondente até o último dia de inscrição de trabalhos (07/08/2022) na área do congressista.
  4. É importante salientar que, caso o resumo submetido seja aceito para apresentação, esta versão será publicada no Suplemento CAIC 2022 da revista Archives of Health Sciences.

 

ATENÇÃO! Os RESUMOS que não forem definitivamente enviados e que permanecerem como rascunhos, não serão avaliados.

s) O autor responsável pela submissão e os coautores receberão, por e-mail, uma cópia do protocolo de submissão para cada trabalho enviado.

t) Os RESUMOS serão avaliados de maneira cega pela Comissão Julgadora de RESUMOS, designada pela Comissão Científica do CAIC, sendo que cada trabalho será classificado de acordo com a nota média de três (03) avaliadores distintos. A média final de cada RESUMO não será informada aos autores.

u) As informações sobre a aprovação ou não do RESUMO, bem como, o horário de apresentação dos aprovados serão enviados por meio eletrônico (e-mail) ao autor responsável pela submissão. É importante informar corretamente o endereço eletrônico no campo específico.

v) Serão disponibilizadas no site as seguintes informações para os resumos aprovados: sala, horário e normas para apresentação com sugestão de template.

w) O RESUMO aprovado poderá ser apresentado por qualquer um dos autores que esteja obrigatoriamente inscrito no CAIC 2022. A organização do evento não se responsabiliza pelos custos de apresentação dos TEMAS LIVRES.

x) Durante o processo de submissão do RESUMO, o autor responsável poderá optar por concorrer a uma das três categorias de Premiação: Prêmio Melhor Tema Livre na Categoria Acadêmico Bolsista PIBIC/CNPq (destinado aos graduandos que receberam fomento CNPq); Prêmio Melhor Tema Livre na Categoria Acadêmico Bolsista PIBIC/FAMERP-FUNFARME (destinado àqueles graduandos que receberam fomento FAMERP-FUNFARME); Prêmio Melhor Tema Livre na Categoria Acadêmico não bolsista ou bolsista de outras agências (destinado a todo e qualquer graduando não bolsista ou que recebeu fomento de outra agência).  

y) A Comissão Científica do CAIC 2022 premiará os três RESUMOS melhores pontuados nas três categorias descritas acima com uma declaração. Em caso de empate; será considerado vencedor aquele Tema Livre com maior nota obtida na sua apresentação durante o Evento, seguida da maior nota obtida na avaliação online do resumo e, posteriormente, da maior idade do apresentador do Tema Livre.

z) As declarações de participação dos demais participantes serão disponibilizadas no CERTDEC da FAMERP em até 20 dias úteis, após o evento. Uma mensagem de e-mail será enviada aos inscritos informando sobre o acesso ao CERTDEC da FAMERP.

OBS: A Comissão Científica reserva-se ao direito de solucionar eventuais controvérsias que puderem eventualmente ocorrer no processo de julgamento.