Normas para submissão dos resumos


NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

 

Importante: 

A qualidade do Resumo deve ser incontestável, uma vez que resultará em publicação permanente no Suplemento CAIC 2021 da revista Archives of Health Sciences (AHS), periódico oficial da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), SP.

 

a) O sistema para envio dos trabalhos estará disponível a partir do dia 12/07/2021.

b) Para enviar o seu Resumo, clique no link TRABALHOS, ao lado direito da tela. A seguir, no quadro RESUMO, clique em “CLIQUE PARA ENVIAR SEU TRABALHO”. De maneira sequencial, as páginas apresentadas demonstram a formatação requisitada pelo Evento.

c) São permitidos até dez (10) autores e até cinco (05) instituições por Tema Livre*

            *ATENÇÃO: não se esqueça de inserir o nome do orientador do trabalho

  1. As instituições de origem dos autores devem ser preenchidas na página “Dados do trabalho”;
  2. Incluir o e-mail de cada um dos autores – todos os autores do trabalho deverão receber em seu e-mail uma cópia do protocolo de submissão do trabalho – VERIFIQUE O SPAM de seu e-mail;
  3. Incluir a(s) agência(s) financiadora(s) do trabalho de todos os autores (se houver).

ATENÇÃO: 1) Verifique com todos os integrantes do trabalho as informações do número dos processos das agências de fomento que financiaram a pesquisa (Por exemplo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; FUNFARME-FAMERP). Caso não exista financiamento de uma agência, selecione a opção NÃO;

2) Após a aprovação do trabalho, a organização do evento não realizará alterações ,tais como, inclusão ou exclusão de autores.

 

d) Todos os campos com asteriscos (*) são de preenchimento obrigatório.

e) O envio dos Temas Livres deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico.

f) A data limite para o envio de trabalhos é 23/08/2021, impreterivelmente. PRORROGADA até dia 25/08/2021 às 23 horas e 59 minutos.

g) O trabalho deverá ser descrito de maneira estruturada, contendo os itens: Introdução, Objetivo(s), Método(s), Resultado (s) e Conclusão (ões).

h) Para estudos realizados com pacientes; dados de pacientes ou com animais de experimentação, apresente no campo Comitê de Ética (CEP/ CEUA) o número do parecer de aprovação ou o número de registro do trabalho na plataforma do comitê de ética correspondente. 

Caso seu estudo não necessite de aprovação dos órgãos citados, por favor, justifique no campo correspondente. 

i) O Resumo deverá apresentar, no máximo, dois mil e seiscentos (2.600) caracteres (o espaço é contado como caractere). Não será aceita a inclusão de Tabelas e/ou Figuras.

j) Os Resultados devem ser descritos da maneira mais clara possível e as Conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Trabalhos com Resultados e Conclusões contendo “os Resultados serão apresentados e discutidos...” não serão avaliados.

k) Serão aceitas até cinco abreviaturas diferentes em cada Resumo, que devem ser colocadas entre parênteses, após a palavra completa aparecer pela primeira vez.

l) Não serão aceitos projetos de pesquisa, relatos de caso e relatos de experiências.

m) Estudos de revisão poderão ser aceitos, após serem avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, desde que os autores submetam revisões sistemáticas da Literatura, com ou sem Metanálises.

n) Resumos que apresentem dados identificando a Instituição na qual o trabalho foi realizado e/ou dados que identifiquem pacientes, não serão considerados para avaliação.

o) Referências Bibliográficas não devem ser incluídas no texto.

p) Os Temas Livres devem ser enviados em língua portuguesa. Trabalhos em outras línguas serão desclassificados e não serão julgados.

q) É possível realizar o processo de cópia do texto a partir de outro programa (por exemplo: Word), inserindo-o diretamente no espaço destinado ao Tema Livre na página eletrônica específica. Porém, cabe aos autores, antes da definitiva submissão do Resumo; verificarem se não houve qualquer desajuste no texto durante este processo.

r) À etapa final do processo de submissão, o autor poderá seguir uma das seguintes opções:

  1. DEIXAR COMO RASCUNHO: o trabalho será salvo em formato rascunho caso o autor NÃO selecione o checkbox “Ciente” no fim da página;
  2. ENVIO DEFINITIVO: conferir as informações, selecionar o checkbox e clicar em Enviar o trabalho no final da página, submetendo-o definitivamente para julgamento pela Comissão Científica do Evento. A partir de então, NÃO será permitida qualquer alteração no Resumo, assim como, inclusão e/ou exclusão de autores. É importante salientar que, caso o Tema Livre seja aceito para apresentação no Evento, esta será a versão que será publicada no Suplemento CAIC 2021 da revista Archives of Health Sciences. Adicionalmente, o título e autores desta versão serão os incluídos nos certificados de apresentação.

 

Obs: Caso seja necessário, submeta um novo trabalho e exclua o submetido com algum equívoco.

ATENÇÃO! Os Temas Livres que não forem definitivamente enviados e que permanecerem apenas como rascunhos, serão cancelados e não serão submetidos a julgamento.

s) O autor responsável pela submissão e os coautores receberão, por e-mail, uma cópia do protocolo de submissão para cada trabalho enviado.

t) Os Temas Livres são avaliados de maneira cega pela Comissão Julgadora de Temas Livres, designada pela Comissão Científica do Congresso, sendo que cada trabalho será classificado de acordo com a nota média de três (03) avaliadores distintos. A média final de cada resumo não será informada aos autores.

u) A comunicação da aprovação do Tema Livre e do horário de sua apresentação será feita por meio eletrônico, somente ao autor responsável pela submissão. Assim, é importante informar o endereço eletrônico correto no campo específico. Os trabalhos reprovados também receberão comunicado eletrônico.

v) O Tema Livre aprovado poderá ser apresentado por qualquer um dos autores, que deverá estar obrigatoriamente inscrito no CAIC 2021. Não nos responsabilizamos pelos custos de apresentação dos trabalhos aprovados.

w) Durante o processo de submissão do Tema Livre, o autor responsável (se for acadêmico ou pós-graduando) poderá optar por concorrer a uma das três categorias de Premiação: Prêmio Melhor Tema Livre na Categoria de Acadêmico (destinado a todo e qualquer graduando que não tenha recebido qualquer fomento durante a sua pesquisa), Prêmio Melhor Tema Livre na Categoria Acadêmico Bolsista (destinado àqueles graduandos que tenham recebido fomento para conduzirem o seu projeto de pesquisa) ou Prêmio Melhor Tema Livre na Categoria Pós-Graduando (destinado a todo e qualquer pós-graduando, independente de fomento).  

x) A Comissão Científica do CAIC 2021 premiará financeiramente o primeiro colocado de cada categoria acima descrita com o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Em caso de empate, será considerado vencedor aquele Tema Livre com maior nota obtida na sua apresentação durante o Evento, seguida da maior nota obtida na avaliação online do resumo e, posteriormente, da maior idade do apresentador do Tema Livre.

y) A fim de estimular os participantes com a submissão de resumos, a AAAFAMERP – Associação dos Antigos Alunos da FAMERP premiará financeiramente os 2º e 3ºs lugares das categorias Acadêmico, Acadêmico Bolsista e Pós-Graduando nos valores de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e R$ 100,00 (cem reais), respectivamente. E ainda, premiará os três trabalhos melhores pontuados na categoria temática Educação, Ciência e Tecnologia nos valores de R$ 500,00 (quinhentos reais), R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e R$100,00 (cem reais).

z) No dia subsequente à divulgação dos trabalhos premiados, a Comissão Organizadora enviará um e-mail aos ganhadores com uma ficha de preenchimento obrigatório para a realização dos pagamentos que deverá ser devolvida via e-mail no prazo de três dias úteis.

O pagamento da premiação ocorrerá via depósito bancário na conta bancária pessoal do autor responsável pela submissão do Resumo.

Em hipótese alguma serão aceitos dados bancários de qualquer outro coautor, orientador ou familiar.

NÃO SERÁ ACEITO NÚMERO DE CONTA POUPANÇA OU CONTA SALÁRIO, APENAS CONTA CORRENTE.

O prazo para o pagamento da premiação será de até 15 dias úteis, após a realização do evento.

Obs: A Comissão Científica reservar-se-á ao direito de solucionar eventuais controvérsias que possam aparecer no processo de julgamento.